![]() |
Para localizar um termo no glossário, clique na letra do alfabeto correspondente à primeira letra do termo que deseja pesquisar.
A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M |
N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z |
Formato tradicional em que áudio e vídeo são transmitidos usando-se uma onda ou sinal analógico.
Arquivo de extensão, em geral, .asf ou .wma que contém dados de áudio, vídeo ou script. Esses arquivos são muito otimizados para transmissão e, ainda assim, fornecem som dinâmico quando o Windows Media Player faz o download deles e os executa.
Arquivos do Windows Media que têm uma licença associada que restringe a cópia desses arquivos. As restrições estabelecidas na licença variam conforme o criador dela. Qualquer arquivos criado pela cópia de uma trilha de CD usando o Windows Media Player recebe uma licença que restringe sua execução ao computador onde ele foi criado.
Método de transmissão usado pela estação de rádio (AM, FM ou Internet). As estações de rádio da Internet em geral executam uma lista predefinida de fitas de músicas e comerciais.
Transmissão de alta velocidade. O termo é comumente usado como referência a linhas ou serviços de comunicação a taxas T1 (1.544 Mbps) ou taxas de modem via cabo e superiores.
Pequena quantidade de RAM que o Windows Media Player usa como uma área de carregamento para informações antes reproduzi-las. Quando você reproduz um arquivo ou fluxo, o Windows Media Player enche o buffer antes de começar a reproduzir de modo que não se notam pequenos problemas de tráfego na Internet ou na rede local.
Arquivo que personaliza a aparência e a funcionalidade do Windows Media Player. Quando o Windows Media Player estiver no modo compacto, sua aparência e funcionamento seguirão as instruções da capa.
Consulte também compact disc (CD).
Unidade de controle e cálculo de um computador. A unidade central de processamento é o dispositivo que interpreta e executa instruções.
Forma reduzida de compressor/descompressor. Os codecs são vários tipos de algoritmos de computador que aplicam-se a arquivos de áudio, vídeo e imagem para comprimir o tamanho destes. A vantagem disso é que os arquivos não usam tanto espaço em disco quando armazenados nem tanta largura de banda da rede quando transmitidos. Para descomprimir um arquivo, é necessário o mesmo codec usado na compressão. Se seu computador não tiver o codec correto para descomprimir um arquivo, o Windows Media Player tentará fazer o download do codec para você.
Processo de compactação e separação de um arquivo em pacotes de informação para envio através de uma rede. O Windows Media Player pode executar um arquivo, que foi codificado em um arquivo Windows Media (aquele criado ao copiar uma faixa de CD), ou um fluxo (o que o computador recebe quando se ouve uma estação de rádio ao vivo enviada através da Internet).
Grupo de visualizações centrado em temas específicos.
Meio de armazenamento óptico para dados digitais, em geral áudio. Um CD é um disco não-magnético de metal polido, com um revestimento plástico protetor, que pode armazenar até 74 minutos de som gravado de alta fidelidade.
Codificação de dados para a redução do tamanho de arquivos ou da taxa de transferência de um fluxo. O conteúdo que foi compactado é descompactado para a reprodução.
Método de cópia de itens de mídia que usa um formato digital.
Método de controle e correção de erros de transmissão de dados que ocorrem na transmissão (de fluxos).
Processo de empacotamento com chave de itens de mídia. Depois que um item de mídia for criptografado, ele não poderá ser executado sem a chave.
Conexão servidor/cliente, tipo de um para vários, em que vários clientes recebem a mesma transmissão de um servidor. Para receber uma difusão seletiva, um cliente ouve um endereço IP específico em uma rede habilitada por difusão seletiva, semelhante a sintonizar um determinado canal de televisão. Ao contrário, uma difusão ponto a ponto é uma conexão tipo de um para um na qual cada cliente recebe uma transmissão separada de um servidor.
Dispositivo de computação ou armazenamento que não é um computador de mesa. Os dispositivos portáteis podem ser dispositivos de computação, tais como PCs de mão ou de bolso, ou podem ser placas de armazenamento, tais como CompactFlash ou micro unidades. Os dispositivos de computação normalmente conectam-se a um computador através de uma porta COM. As placas de armazenamento normalmente são usadas em dispositivos de computação como meio de armazenamento adicional.
Método de envio de conteúdo através de uma rede em que o conteúdo é copiado para um computador cliente e executado no local. Esse método difere da transmissão porque a mídia de origem é copiada do servidor para o computador cliente. Consulte também transmissão
Conjunto de caracteres adicionados a um nome de arquivo que serve para estender ou esclarecer seu significado ou para identificar um arquivo como membro de uma categoria. Uma extensão pode ser atribuída pelo usuário ou por um programa, como, por exemplo, .avi ou .txt. Também conhecida como extensão de nome de arquivo.
Músicas individuais de um CD.
Sistema de segurança destinado a proteger a rede de uma organização contra ameaças externas, como hackers, provenientes de outra rede, como a Internet.
Tipo de música (gênero), como rock ou clássico, executado por uma estação de rádio.
Consulte extensão de arquivo; formatos de mídia.
Formato usado pela Microsoft Windows Media Technologies (ou um produto de terceiros que incorpore uma tecnologia licenciada Windows Media) para criar, armazenar, editar, distribuir, transmitir ou executar o conteúdo com base na linha do tempo.
Tipos de arquivos de mídia que podem ser executados usando-se o Windows Media Player. Os formatos de arquivo com suporte são: .aif, .aifc, .aiff, .asf, .asx, au, .avi, .cda, .ivf, .m1v, .m3u, .mid, .midi, mp2, .mp3, .mpa, .mpe, .mpeg, .mpg, .mpv2, .rmi, .snd, .wax, .wav, .wma, .wms, wmv, .wvx, .wmz. Consulte também Formato Windows Media.
Número, como 88,5 ou 101,7, que é usado para sintonizar uma estação de rádio.
Categoria que descreve melhor o tipo de música, como clássico ou jazz.
Tecnologia para assegurar o conteúdo e gerenciar os direitos a seu acesso. Também conhecido como gerenciamento de direitos digitais.
Protocolo da Internet que envia informações através da World Wide Web. HTTP é o acrônimo de hypertext transfer protocol; protocolo de transferência de hipertexto.
Informações sobre um CD, como a capa do álbum, rótulo, nome do artista e tamanho, reunidas a partir da Internet. É necessária uma conexão à Internet para acessar essas informações.
Pequena janela que é exibida no canto inferior direito da tela quando o Windows Media Player está em modo compacto. Consulte também modo compacto.
Capacidade de transferência de dados de um sistema de comunicação digital, tal como a Internet ou uma LAN (rede local). A largura de banda é normalmente expressa nos números de bits que um sistema é capaz de transferir em um segundo: bits por segundos (bps). Largura de banda alta, ou banda larga, refere-se a uma rede capaz de uma rápida taxa de transferência de dados.
Texto que descreve o áudio ou vídeo que está sendo executado, semelhantes à legendagem codificada.
Lista personalizada de links a vários arquivos de mídia no computador, na rede ou na Internet, incluindo estações de rádio e difusões de banda larga. É possível criar uma lista de reprodução a partir de qualquer combinação de itens de mídia. Os itens na lista são executados seqüencialmente.
Estado operacional reduzido do Windows Media Player (tanto no tamanho quanto nas funções), que proporciona mais espaço na tela para outros aplicativos. É possível personalizar este modo do Windows Media Player pela aplicação de uma capa diferente. Para certificar-se de estar no modo compacto, pressione CTRL+2.
Estado operacional do Windows Media Player que exibe um conjunto completo de barras de ferramentas. Para certificar-se de estar no modo completo, pressione CTRL+1.
Conjunto de padrões de compactação de áudio e vídeo estabelecidos pelo comitê técnico conjunto da ISO/IEC para tecnologia de informação (Joint ISO/IEC Technical Committee on Information Technology). O padrão MPEG tem tipos diferentes que foram projetados para trabalhar em diferentes situações.
Formato de arquivo de computador que compacta arquivos de áudio muito mais do que era requerido anteriormente para gravações com qualidade de CD. Um minuto de música ou vários minutos de fala codificados em MP3 requerem apenas cerca de um megabyte de espaço em disco, aproximadamente um décimo do que era necessário com o antigo formato .wav. O MP3 tornou rápida a prática de transferência de música com qualidade de CD através da Internet.
Estrutura padronizada de representação de sons musicais, como de um sintetizador, numa forma que o computador possa interpretar.
Número que ativa o envio de pacotes IP para um determinado processo em um computador conectado a uma rede. As portas são quase sempre relacionadas a um determinado serviço. Por exemplo, a porta 80 em um computador da Internet indica um servidor da Web.
Letras ou números do código de identificação de uma estação transmissora de rádio ou televisão, atribuídos por um órgão normativo.
Conjunto de normas ou padrões que permitem aos computadores se comunicarem. Os protocolos de Internet usados para receber transmissão de mídia são UDP, TCP, HTTP.
Determina a qualidade do áudio digital à medida que os dados são copiados para o computador ou para um dispositivo portátil, ou a qualidade da música à medida que é transmitida ao Windows Media Player. Quanto melhor a qualidade de compactação usada, mais espaço em disco é necessário para o arquivo copiado.
Processo de execução de um item de mídia que usa um formato digital. Os computadores usam formatos digitais, por isso os dados precisam ser convertidos nesses formatos e depois codificados para que sejam executados em um computador. Os dados digitais são convertidos em uns e zeros.
Um componente de firewall que gerencia o tráfego da Internet de/para a sua rede.
Velocidade na qual fluxos de conteúdo de áudio e vídeo digitais, tais como um arquivo, a ser processada apropriadamente por um player, ou a velocidade na qual o conteúdo binário em geral é transmitido em uma rede. A taxa de transferência é normalmente medida em quilobits por segundo (Kbps), por exemplo, 28,8 Kbps. A taxa de transferência de um arquivo ou de um fluxo ao vivo do Windows Media é determinada durante o processo de codificação, quando o conteúdo a transmitir é criado. Largura de banda é a capacidade total da taxa de transferência de uma rede. Para que um conteúdo de áudio e vídeo seja processado apropriadamente, ao ser transmitido através de uma rede, a largura de banda da rede precisa ser alta o suficiente para acomodar as taxas de transferência de todos os diferentes conteúdos que estão sendo transmitidos ao mesmo tempo.
Termo usado para identificar fluxos que podem ser enviados em diversas velocidades. Normalmente um fluxo tem apenas uma velocidade ou taxa de transferência. Contudo, alguns fluxos são criados de modo que, se o tráfego da rede prejudicar seu envio, eles alternarão para uma taxa de transferência inferior, na tentativa de tornar consistente o fluxo de informação. Se o fluxo de informação diminuir, você perceberá interrupções no áudio e/ou vídeo ou o fluxo parará.
Uma tecla ou combinação de teclas que, quando pressionadas, executarão rapidamente uma ação dentro de um aplicativo que, em geral, exigiria várias ações do usuário, tais como seleções de menu.
Uma tecla ou combinação de teclas que, quando pressionadas, executarão rapidamente uma ação dentro de um aplicativo que, em geral, exigiria várias ações do usuário, tais como seleções de menu.
Consulte extensão de arquivo.
Método de envio de conteúdo em que o conteúdo da mídia localiza-se no servidor e é executado enviando os dados através de uma rede em um fluxo contínuo. A transmissão de dados permite ao Windows Media Player iniciar a execução dos dados imediatamente, em vez de esperar a conclusão do download de todo o arquivo.
Tipo de transmissão que detecta as condições da rede e ajusta as propriedades de transmissão de um vídeo ou áudio para aumentar a qualidade. Consulte também transmissão.
O protocolo dentro de TCP/IP que comanda a divisão das mensagens de dados em pacotes, a serem enviados via IP, e a remontagem e verificação das mensagens completas de pacotes recebidos pelo IP.
Protocolo sem conexão dentro de TCP/IP que corresponde à camada de transporte segundo o modelo ISO/OSI. O UDP converte as mensagens de dados geradas por um aplicativo em pacotes a serem enviados via IP, mas não verifica se as mensagens foram enviadas corretamente.
Velocidade em que o computador se conecta à Internet ou a uma rede.
Jatos de cores e formas geométricas que mudam conforme a batida do áudio que está sendo executado.